Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Contra Delta, China volta ao confinamento

03 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Governos estão testando moradores de cidades que tiveram alta de casos.
Governos estão testando moradores de cidades que tiveram alta de casos. (Crédito: AFP)

A China voltou a isolar seus habitantes, enquanto enfrenta seu maior surto de Covid-19 em meses, com a variante Delta se espalhando por regiões que há muito haviam controlado o vírus, incluindo Wuhan, epicentro original da pandemia.

Mais contagiosa, a variante Delta quebrou as defesas do País, atingindo mais de 20 cidades e uma dezena de províncias. Embora o número total de infecções -- 452 no balanço mais recente -- ainda seja menor do que o registrado em outros países, os dados indicam que a variante está se movendo rapidamente pelo País.

No sábado, a província de Fujian e a cidade de Congquing, de 31 milhões de habitantes, registraram surtos epidêmicos de coronavírus. Ontem (2), a China confirmou 99 novos casos, 55 por transmissão local. No final do dia, mais sete pessoas foram encontradas infectadas em Wuhan, além de outra em Pequim.

Em número de casos, este é o maior surto desde uma irrupção na província de Hebei, no norte da China, em janeiro, quando 2 mil pessoas foram infectadas.

A ampla disseminação é ainda mais preocupante dado o aumento de casos na capital altamente protegida e em Wuhan, cujo status de livre de vírus tem sido motivo de orgulho na China. Os sete novos casos são os primeiros desde que a China colocou sua onda original sob controle ao bloquear a cidade de cerca de 11 milhões de habitantes e a província de Hubei.

Os governos das principais cidades, incluindo Pequim, organizaram testes para milhões de pessoas, ao mesmo tempo que isolaram áreas residenciais e colocaram em quarentena pessoas que tiveram contato com infectados. (Da Redação com Estadão Conteúdo)