Homem agride Macron com tapa no rosto

Por Da Redação com Estadão Conteúdo

Presidente francês cumpria agenda no sul da França.

Um homem deu um tapa no rosto do presidente da França, Emmanuel Macron, durante um encontro com o público, ontem, no sul da França, um incidente que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, denunciou como uma afronta à democracia. Em vídeo que circula nas redes sociais, Macron, vestido com uma camisa branca de manga longa, podia ser visto caminhando em direção a uma multidão de simpatizantes que estavam atrás de uma barreira de metal durante visita a uma faculdade.

O presidente francês estendeu a mão para cumprimentar um homem, de camiseta verde, óculos e máscara facial, que gritou “Abaixo a Macronia” e deu um tapa no lado esquerdo do rosto do presidente. Também se ouve o agressor gritando “Montjoie Saint Denis”, o grito de guerra do Exército francês quando o país ainda era uma monarquia. Dois seguranças de Macron avançaram sobre o agressor e outro afastou o presidente.

Macron ainda ficou perto do público por um curto período, gesticulando a alguém do outro lado da barreira, e depois seus agentes o levaram para longe.

Dois homens de aproximadamente 28 anos foram presos, a identificação e a motivação dos agressores não foram reveladas pelas autoridades.

O presidente, que iniciou na quarta-feira um giro pelo País, faltando um ano para as próximas eleições, continuou com a visita. Mais tarde, Macron denunciou a “estupidez” e a “violência” e descreveu o incidente como “isolado”, cometido, segundo ele, por “indivíduos ultraviolentos”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)