Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais doses

EUA doarão 6 milhões de doses e Brasil está entre os contemplados

O Brasil deve receber cerca de 2 milhões, quantidade abaixo das expectativas iniciais

04 de Junho de 2021 às 01:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estudo indica ainda que vacina evitaria a transmissão do vírus de animais para humanos.
Desde março, o Ministério da Saúde e o Itamaraty trabalham para conseguir uma "permuta" de vacina com os EUA (Crédito: ARQUIVO AFP)

Os Estados Unidos doarão 6 milhões de doses de vacinas para a América do Sul e Central, que serão divididos entre Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, República Dominicana e outros países da comunidade do Caribe. Como são duas doses para a imunização completa, serão 3 milhões de vacinados. Somados, os países têm mais de 438 milhões de habitantes. Os EUA também doarão doses para países asiáticos e da África.

O Brasil deve receber cerca de 2 milhões, quantidade abaixo das expectativas iniciais. O anúncio frustrou o governo brasileiro, que esperava mais imunizantes dos americanos. Segundo fontes do governo, o País continuará com as negociações diplomáticas para ter acesso a mais doses, que estão estocadas nos EUA.

Desde março, o Ministério da Saúde e o Itamaraty trabalham para conseguir uma “permuta” de vacina com os EUA, pela qual os americanos entregariam aos brasileiros vacinas que já foram produzidas e estão sem uso em troca de imunizantes que só serão entregues para o Brasil no fim do ano. (Da Redação com Estadão Conteúdo)