Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio ambiente

Maior iceberg do mundo se desprende na Antártica

Bloco tem cerca de 175 km de comprimento por 25 de largura, três vezes maior que a cidade de São Paulo

20 de Maio de 2021 às 18:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bloco de gelo tem cerca de 175 km de comprimento por 25 km de largura
Bloco de gelo tem cerca de 175 km de comprimento por 25 km de largura (Crédito: ESA/Divulgação )

Um enorme bloco de gelo se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártica, e tornou-se o maior iceberg do mundo, segundo imagens de um satélite do programa europeu Copernicus, anunciou a Agência Espacial Europeia. Agora, ele está à deriva no Mar de Weddell, conforme comunicado ontem (19).

Nomeado de A-76 pelo cientistas, o bloco tem quase 170 quilômetros de comprimento por 25 de largura, três vezes maior que a cidade de São Paulo (1.521 quilômetros quadrados), com uma superfície total de 4.320 quilômetros quadrados. Em outra comparação, é quase metade de Porto Rico.

As imagens do imenso bloco de gelo foram registradas pelo satélite Sentinel-1, que integra o programa europeu de observação Copernicus. Já o Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos afirmou que o iceberg iniciou a separação da plataforma de Ronne em 13 de maio.

Até então, o maior iceberg do mundo era o A-23A, com superfície de 3.380 quilômetros quadrados, também à deriva no Mar de Weddell, conforme a agência.

A temperatura do planeta aumentou mais de 1 grau desde a era pré-industrial, devido às emissões de gases causadores do efeito estufa. A Antártica registrou, por outro lado, um aumento de temperatura duas vezes superior.

Apesar de a formação dos icebergs ser um processo natural, o aquecimento do ar e dos oceanos está ajudando a acelerar a situação. Os icebergs são blocos de gelo de água doce resultantes da fragmentação de uma geleira continental que atingiu a costa.

Ainda assim, Ted Scambos, um pesquisador glaciologista na Universidade do Colorado, em Boulder, afirmou que a quebra do A-76 não está ligada à mudança climática.