BYD lidera vendas no varejo do País em abril

Por Cruzeiro do Sul

Modelo Dolphin Mini ajudou no desempenho da marca

Depois de chegar ao topo no ranking dos modelos, com o Dolphin Mini, a BYD foi em abril a marca de carro mais vendida no varejo. No total, 14,9 mil veículos foram vendidos no showroom das concessionárias da marca chinesa, número que superou por pouco o da Volkswagen, segunda colocada no mês, com 14,8 mil carros vendidos.

Quando se inclui as vendas diretas, fechadas com clientes como as locadoras de automóveis, a BYD ficou na quinta colocação, atrás, no mês passado, de Fiat, Volkswagen, General Motors (GM) e Hyundai. Ainda assim, nesta conta que inclui todos os canais, a marca chinesa renovou o seu melhor número mensal no Brasil, com 18,5 mil carros vendidos em abril.

Os resultados foram antecipados pela própria BYD, já que o balanço com os resultados consolidados de abril serão divulgados apenas na semana que vem pela Fenabrave, a associação das concessionárias de automóveis. Junto ao Dolphin Mini, carro elétrico que há três meses lidera o varejo, chegando a 5,9 mil unidades em abril, o desempenho foi puxado pelos modelos híbridos da família Song, que alcançou 4,1 mil carros.

A liderança entre as marcas no varejo, obtida pela BYD quatro anos após o seu desembarque no Brasil, é mais um marco da invasão chinesa no mercado de automóveis. As montadoras tradicionais cobram do governo barreiras para frear as importações da China. No início do ano, em meio a um embate sobre as cotas de importação de veículos híbridos e elétricos, a Anfavea, associação das montadoras instaladas há décadas no País, apontou impactos potenciais de R$ 103 bilhões na cadeia de autopeças, e de R$ 26 bilhões na arrecadação dos governos, se as políticas públicas incentivarem a substituição de produtos nacionais por importados. (Estadão Conteúdo)