Governo espanhol investiga origem de peste suína

Por Cruzeiro do Sul

 

O governo espanhol afirmou que “não exclui” a possibilidade de que o foco de peste suína africana detectado em javalis perto de Barcelona, o primeiro caso da doença identificado no país desde 1994, tenha vindo de um vazamento acidental de laboratório.

Inofensiva para humanos, a peste suína africana (PSA) é uma doença hemorrágica viral com taxa de mortalidade próxima de 100% para porcos e javalis. Desde 28 de novembro, 13 javalis selvagens encontrados mortos em uma área de mata da região metropolitana de Barcelona testaram positivo para a doença, gerando preocupação das autoridades e do forte setor suíno espanhol.

Para tentar conter a propagação, foram feitos bloqueios sanitários. O Ministério da Agricultura da Espanha informou que abriu uma investigação sobre a origem do vírus, após receber o relatório do laboratório de referência da União Europeia com o sequenciamento do genoma. O grupo genético identificado não corresponde, segundo o Ministério, ao que circula atualmente em países europeus afetados pela peste suína. (AFP)