Há risco de crise por bolha de IA, diz ex-BC

Por Cruzeiro do Sul

Avanços impulsionam produtividade nos Estados Unidos

Há risco de uma nova crise financeira global por meio da bolha de Inteligência Artificial (IA) nos Estados Unidos, considera Luiz Awazu Pereira, ex-diretor de Política Econômica do Banco Central e ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. “Vemos todas as características de bolha, sem que sistema de governança global tenha melhorado desde a última grande crise financeira global”, afirmou Awazu, durante webinar da Fundação FHC, na quarta-feira (19), sobre “A economia internacional e o futuro do dólar”.

Otaviano Canuto, ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, também considera que o grau de valorização das ações de IA tem “ido muito além daquilo que seria imaginável a partir dos rendimentos”.

Por outro lado, o diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, afirmou que os avanços em IA estão impulsionando fortemente a produtividade e a valorização das empresas norte-americanas. “O aumento da produtividade de trabalhadores, empresas e do capital está criando um enorme valor”, disse, acrescentando que “as avaliações de mercado podem ficar realmente altas à medida que a produtividade aumenta.” (Estadão Conteúdo)