Setor de serviços tem alta de 0,6% em setembro
O volume de serviços prestados subiu 0,6% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro de 2024, houve avanço de 4,1% em setembro, já descontado o efeito da inflação.
O período de oito crescimentos mensais consecutivos agora empata com os oito resultados positivos seguidos que ocorreu entre fevereiro e setembro de 2022, quando a alta acumulada do setor foi de 5,6%.
A taxa acumulada no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, foi positiva em 2,8%, de acordo com o IBGE.
Três das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram crescimento na passagem de agosto para setembro: transportes, armazenagem e correio: 1,2%; serviços de informação e comunicação: 1,2%; e outros serviços,1,6%. Tiveram resultados negativo os serviços prestados às famílias, -0,5%, e serviços profissionais e administrativos, -0,6%. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)