Canal de acesso do porto de Paranaguá é concedido
O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o leilão de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR), realizado na tarde de ontem (22) na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, estiveram em São Paulo para acompanhar o leilão.
A empresa ofereceu 12,63% de desconto na tarifa de referência para leilão, o valor máximo estipulado. Depois de uma disputa. em viva-voz. de 18 lances, o consórcio saiu vencedor com a oferta de R$ 276 milhões, batendo três concorrentes.
A concessão, realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), representa um marco inédito para o setor portuário nacional, por se tratar do primeiro canal de acesso brasileiro a ser leiloado. O prazo é de 25 anos.
A responsabilidade de dragagem, que hoje é do porto público, passará a ser da concessionária. que também ficará responsável por ampliar a profundidade. Os serviços incluem sinalização, batimetria e monitoramento das embarcações nas operações de embarque e desembarque. O leilão deverá servir de modelo para as concessões dos portos de Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
São Sebastião
O leilão do porto de São Sebastião, no litoral paulista, será realizado até abril do próximo ano, informou ontem o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O projeto de arrendamento da área SSB01, do porto, destina-se à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e contêineres. (Agência Brasil)