Brasil e China terão nova rota marítima comercial

Por Cruzeiro do Sul

Porto Santana das Docas fica no Amapá

Brasil e China terão, a partir de hoje (30), uma nova rota de comércio, que ligará o porto de Santana, no Amapá, ao de Zhuhai, na China. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a nova rota diminuirá custos e tempo de viagem dos produtos brasileiros até o país asiático.

A nova rota ligará o porto Santana das Docas à chamada Grande Baía (Guangdong-Hong Kong-Macau), onde fica, entre outros portos, o de Gaolan, em Zhuhai — um dos principais terminais da região e ponto estratégico para o fortalecimento do coméricio entre os dois países.

De acordo com o ministro, essa rota foi vista pelos governos dos dois países, com potencial para o escoamento de bioprodutos da Amazônia e do Centro-Oeste brasileiro.

“Na comparação com o porto de Santos, a saída de produtos do Centro-Oeste por Santana para a Europa diminui, por exemplo, o custo da soja em US$ 14 por tonelada. Se for para a China, a economia é de US$ 7,8 por tonelada. Isso, sem falar do tempo de viagem, que diminui”, acrescentou Góes. (Agência Brasil)