Petrobras inicia testes na Foz do rio Amazonas

Por Cruzeiro do Sul

Sonda de perfuração NS-42 é usada no exercício simulado

A Petrobras mobiliza 400 pessoas para o exercício simulado da Avaliação Pré-Operacional (APO) na bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial brasileira, região considerada essencial para a recomposição de reservas de petróleo da estatal. A simulação começou no domingo (24).

A APO vai envolver seis embarcações equipadas para a contenção e o recolhimento de óleo; uma sonda (ODN II); três aeronaves que poderão ser utilizadas para resgate aeromédico, resgate de fauna e monitoramento aéreo; seis embarcações adicionais dedicadas e equipadas com recursos e especialistas para atendimento à fauna; e dois Centros de Atendimento e Reabilitação de Fauna (CAF), sendo um em Oiapoque, no Amapá, e outro em Belém, no Pará.

O local onde está sendo feita a simulação e onde será instalado um sistema de produção, se confirmada a viabilidade comercial da região e concedida a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fica a 175 quilômetros da costa do Amapá e a mais de 500 quilômetros da Foz do rio Amazonas.

A Petrobras tem 16 blocos na margem equatorial brasileira, região com cinco bacias sedimentares que se estendem do Oiapoque, no Amapá, ao Rio Grande do Norte. A área pode conter até 30 bilhões de barris de petróleo, segundo estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A última APO realizada pela Petrobras ocorreu em setembro de 2023, na bacia Potiguar, e a licença de exploração foi concedida em outubro. A diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia Anjos, avalia que, após a APO, a licença pode ser liberada rapidamente.

“Depois da APO esperamos que a licença seja concedida logo. Estamos com um super esquema lá (no Amapá), faltam poucos dias agora. Espero que seja igual foi no Rio Grande do Norte, que depois da APO a licença para exploração veio logo em seguida”, disse a diretora na semana passada. (Estadão Conteúdo)