Brasil estuda parceria com Bolívia para nova hidrelétrica
O Brasil está retomando as obras voltadas à geração de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas. Para tanto, tem feito leilões para a contratação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Também está nos planos do governo a construção de uma segunda usina binacional. Desta vez, em parceria com a Bolívia, para aproveitar o potencial hídrico do rio Madeira.
A declaração foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ontem (22) em evento no qual apresentou os resultados do leilão de contratação de energia gerada em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
“Acabamos de fazer o leilão das PCHs de hidrelétricas até 50 megawatts, sucesso que é um passo fundamental em direção a uma transição energética justa e inclusiva”, disse o ministro.
Silveira falou sobre o plano da construção da segunda hidrelétrica binacional, a exemplo de Itaipu, construída em parceria com o Paraguai.
“Para retomada das grandes hidrelétricas, ampliamos a cooperação técnica com a Bolívia para aproveitar o potencial do rio Madeira. Falei com o presidente Lula sobre a importância de enfrentarmos esse debate. Quem sabe uma nova binacional está a caminho, repetindo o sucesso de Itaipu”, disse o ministro. (Agência Brasil)