Mercado imobiliário deve fechar estável neste ano

Por Cruzeiro do Sul

Vendas tiveram alta de 9,6% no 1º semestre

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) reiterou a sua expectativa de que os lançamentos e as vendas do mercado imobiliário em 2025 fiquem estáveis na comparação com 2024. “Esperamos um pequeno crescimento dentro do Minha Casa, Minha Vida e uma pequena queda nos demais mercados”, afirmou o economista Celso Petrucci, conselheiro da entidade e economista-chefe do Secovi-SP.

No início do ano, a Cbic já havia estimado estabilidade do mercado, na média, para este ano. Petrucci explicou que o juro alto tem afetado os negócios no segmento de médio e alto padrão, que dependem de financiamentos com recursos originados no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

No primeiro semestre de 2025, as vendas de imóveis cresceram 9,6% em relação ao primeiro semestre de 2024, alcançando 206,9 mil unidades, enquanto os lançamentos tiveram um aumento de 6,8% no mesmo período, somando 186,5 mil unidades. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)