Desemprego cai a 5,8% no 2º trimestre de 2025

Por Cruzeiro do Sul

Nível é o menor da série histórica do IBGE

O Brasil atingiu no segundo trimestre do ano a taxa de desemprego de 5,8%. É o menor nível já registrado pela série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012. O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada ontem (31). O levantamento mostra ainda que o País bateu recorde de emprego com carteira e salário do trabalhador.

A menor taxa de desocupação pertencia a novembro de 2024, com 6,1%. No primeiro trimestre de 2025, o índice estava em 7%. Já no segundo trimestre de 2024 era 6,9%.

A taxa, que representou uma redução de 1,2 ponto porcentual (p.p) em relação ao trimestre anterior, atende a um padrão sazonal, mas também está relacionada ao crescimento sustentável da população ocupada, explica Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad Contínua. “O crescimento sustentável da população ocupada, tanto via trabalhadores formais quanto informais, tem se mostrado capaz de se superar a cada trimestre”, disse durante coletiva.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 3.477,00 no trimestre encerrado em junho. O resultado representa alta de 3,3% em relação ao mesmo trimestre de 2024.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 351,2 bilhões no trimestre encerrado em junho, alta de 5,9% ante igual período do ano passado, de acordo com o IBGE. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)