Média salarial na área de tecnologia tem queda

Por Cruzeiro do Sul

Um em cada quatro profissionais teve remuneração menor

 

Um em cada quatro profissionais de tecnologia teve queda em sua remuneração em 2024, revela o Guia Salarial 2025 da consultoria Michael Page, parte do PageGroup, multinacional de recrutamento. A área de TI foi a mais impactada por reduções salariais entre todas as avaliadas pela pesquisa.

Quase metade dos cargos do setor, 47%, manteve sua remuneração estável no ano passado. Por outro lado, 28% registraram aumento salarial acima da inflação, de acordo com a pesquisa.

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil no ano passado, para traçar a remuneração mensal de 2.282 cargos em 13 setores. Os cargos foram listados por faixas salariais mensais, que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, especialista, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).

Entre os cargos do setor de tecnologia analisados no levantamento, o de administrador de redes pleno foi o que registrou o maior aumento de salário (35%) em empresas de médio porte. Já em empresas de pequeno porte, o aumento da remuneração do cargo foi um pouco menor, de 27%. O segundo maior aumento de salário no setor foi o do cargo de desenvolvedor mobile júnior (empresas de pequeno/médio porte), com uma alta de 31%.

Os cargos de cientista de dados júnior e de analista de BI júnior em empresas de pequeno porte aparecem em seguida, com aumentos salariais de 23%.

O cargo de desenvolvedor RPA júnior foi o que registrou as maiores reduções de salários em todos os portes de empresas. Em empresas de grande porte, o cargo teve a maior queda salarial (45%) entre os cargos considerados. Em empresas de médio porte, o recuo chegou a 40%, nas pequenas, foi de 36%. (Estadão Conteúdo)