Tudo normalizado
Bancos normalizam serviços após apagão digital
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou no final da tarde de ontem (19) que os bancos brasileiros afetados pelo apagão cibernético global no mesmo dia já estavam com os serviços normalizados. De acordo com a entidade, não houve comprometimento relevante no atendimento aos clientes.
“Durante a manhã, alguns sistemas das instituições financeiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus CrowdStrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”, afirmou a entidade. “Ao longo do dia, os bancos que tiveram algum impacto trabalharam para, rapidamente, normalizar e garantir o funcionamento de seus serviços.”
Entre os bancos associados à Febraban, o Bradesco informou que o apagão tirou do ar os canais digitais de atendimento, com usuários reportando problemas para acessar tanto o aplicativo do banco quanto o do Next, outra marca do conglomerado.
Houve ainda informações de problemas no Neon, no Banco Pan e falhas pontuais em sistemas de empresas da Stone. O Nubank informou ainda que, durante a manhã, o apagão causou lentidão nos sistemas de atendimento ao cliente, mas não gerou transtornos em outros pontos da operação.
O apagão global está relacionado aos computadores de uma empresa de cibersegurança, a CloudStrike, que informou falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft. (Estadão Conteúdo)