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Economia

Ibraci pede bloqueio de bens de sócios da 123milhas

Procon-SP pediu informações à empresa sobre como ela pretende se organizar para atender os clientes

04 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Instituto quer que a empresa de viagens reembolse clientes
Instituto quer que a empresa de viagens reembolse clientes (Crédito: JUCA VARELLA / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O patrimônio dos sócios da 123milhas pode ser confiscado para restituir consumidores que ficaram no prejuízo com a suspensão das atividades da empresa. O Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) pediu ontem a desconsideração da personalidade jurídica da 123milhas, o que na prática abriria caminho para tentar chegar aos bens dos donos da companhia, os irmãos Ramiro e Augusto Soares Madureira, e de outros acionistas. O pedido ainda será analisado pela Justiça.

O instituto argumenta que a 123milhas não tem meios de reembolsar os clientes e pede o bloqueio imediato de “todos os ativos financeiros, bens móveis e imóveis dos referidos sócios e acionistas”. A empresa está em recuperação judicial. Enquanto ela tenta se salvar da falência, todas as ações judiciais movidas por clientes que compraram pacotes aéreos e de hospedagem, mas não conseguiram viajar, estão suspensas.

Na sexta-feira, o Procon-SP pediu informações à empresa sobre como ela pretende se organizar para atender os clientes e para tratar das reclamações registradas em sua plataforma, a partir da aceitação do pedido de recuperação judicial.

A solicitação do Procon-SP pede que os esclarecimentos sejam feitos presencialmente, para agilizar possíveis soluções para os consumidores paulistas. Luiz Orsatti Filho, diretor executivo interino do Procon-SP, afirma que, com a entrada da 123milhas em recuperação judicial, o órgão “se preocupa em como auxiliar os mais de 5 mil consumidores que registraram reclamações e que precisam da melhor orientação sobre como proceder”.

Ele diz que o caso da 123milhas pode ditar novos paradigmas, porque a empresa se relaciona com um grande número de clientes, amplificando as consequências de suas atitudes. (Estadão Conteúdo)