Meios de transportes são gargalos para a indústria

Pesquisa da CNI detectou principais problemas apontados por empresários

Por Cruzeiro do Sul

Transporte rodoviário é o mais usado no Brasil, mesmo para longas distâncias

Os meios de transportes para escoar cargas e mercadorias são considerados os principais gargalos para a indústria brasileira, segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com os dados, 73% dos entrevistados consideram o transporte como principal entrave para o setor, principalmente devido à infraestrutura das rodovias brasileiras.

Atualmente, 99% das empresas utilizam caminhões para escoar a produção, enquanto apenas 8% também usam ferrovias. Os dados, no entanto, indicam que mais empresários gostariam de adotar os trens como transporte, mas avaliam que as condições são piores. De acordo com o levantamento, 38% mudariam a operação por outro tipo de frete, caso houvesse condições melhores.

As principais razões apontadas para mudar a operação para outro modal são a perspectiva de redução de custos (64%) e a maior agilidade para a entrega do produto (16%). Para 46% dos empresários, o custo é o principal problema na logística e operação das empresas. Segundo 84% dos entrevistados, o custo do transporte e da logística na indústria é alto ou muito alto. Outros problemas relatados são o roubo de cargas, má condição dos modais e má qualidade da frota.

Para o gerente de Transporte e Mobilidade Urbana da CNI, Matheus de Castro, a pesquisa revela uma falta de ativos de infraestrutura no Brasil. Ele afirma que há um déficit na oferta de serviços de transporte rodoviário, bem como nos modais ferroviário e portuário. “Se tivéssemos mais oferta na parte da logística, o custo total do transporte para a indústria seria muito inferior”, avalia.

“Nenhum outro país continental como o Brasil utiliza tanto o transporte rodoviário como a forma principal da movimentação de cargas e de pessoas. Não faz sentido o modal rodoviário ser tão utilizado em distâncias longas”, afirma Matheus de Castro. Ele aponta que o Brasil tem grande potencial para desenvolver outros tipos de transportes, especialmente após a aprovação do Programa BR do Mar, que visa impulsionar a cabotagem, e do novo marco legal de ferrovias.

Os dados também mostram que os executivos avaliam que houve uma melhora nos modais de transportes após as privatizações e concessões realizadas nos últimos anos. (Estadão Conteúdo)