Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Vendas de veículos novos caem 7% em setembro

04 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

As vendas de veículos voltaram a cair em setembro, após terem registrado em agosto o melhor resultado em 20 meses. Foram vendidas 194 mil unidades, incluindo ônibus e caminhões, resultado 7% menor do que o do mês anterior, mas 25% superior ao de setembro de 2021. Entre os motivos apontados por analistas do setor, estão os juros altos e a dificuldade na obtenção de crédito, pois os bancos estão mais seletivos.

A oferta de modelos nas lojas tem melhorado, porque o problema de falta de componentes para a produção diminuiu, embora ainda afete algumas fabricantes. No acumulado do ano, as vendas totais somam 1,5 milhão de unidades, 4,7% inferior ao patamar de igual período de 2021.

No segmento de automóveis e comerciais leves, a queda foi de 6,6% em setembro na comparação com agosto, embora tenha crescido 26,9% em relação ao mesmo mês de 2021, somando 181,6 mil unidades.

Segundo a consultoria Bright, grande parte do desempenho continua sendo puxada pelas vendas diretas -- a frotistas, locadoras etc --, que responderam por 50,5% dos negócios. Em agosto, essa participação tinha atingido 53%.

Os dados são do mercado, sendo que os números oficiais serão divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). (Estadão Conteúdo)