Argentina: analistas veem incentivo à exportação

Por Cruzeiro do Sul

Há grandes expectativas sobre as medidas a serem tomadas por Sergio Massa

A imprensa argentina publicou várias reportagens na terça-feira passada, dia 2, nas quais detalharam os potenciais primeiros passos de Sergio Massa como “superministro”, à frente também da Economia. Segundo o jornal Ámbito Financiero, já há uma lista com “dezenas de medidas” que devem ser anunciadas, com estímulos à exportação, mas também um monitoramento mais forte das importações. É estudada a ideia de um “plano de estabilização para frear a escalada do dólar e estabilizar os preços”, enquanto se avaliam meios para conseguir mais financiamento, diz o diário.

Mudanças na equipe de governo também estão em foco, dos meios de comunicação e dos investidores locais. A agência oficial Telám informa, citando fontes oficiais, que Juan José Bahillo será secretário de Agricultura, Gado e Pesca, enquanto José De Mendiguren será o novo secretário de Produção.

O jornal La Nación diz que, no Ministério da Economia, comentavam que Massa “vem com exército próprio”, com muita incerteza sobre qual será a equipe. Após breve passagem pelo comando da Economia, Silvina Batakis seria presidente do Banco Nación, segundo esse diário. O jornal falava ainda em potencial “alívio fiscal” para setores geradores de moeda forte, com chance de corte de impostos sobre exportações de alguns setores, como agropecuária, mineração e energia.

A consultoria Eurasia também espera medidas eficazes do governo argentino. Em relatório, diz que Massa terá foco em reduzir a diferença entre os câmbios oficial e paralelo, mas afirma que o novo ministro deve resistir a uma desvalorização.

Para a Eurasia, Massa pode estabilizar as condições econômicas no curto prazo, mas suas ambições presidenciais devem fazer com que ele evite grandes ajustes ou avançar em reformas estruturais, já que a disputa presidencial será no próximo ano. (Estadão Conteúdo)