IBGE: volume de serviços tem alta de 0,2% em abril

Por Cruzeiro do Sul

O volume de serviços prestados teve ligeiro crescimento de 0,2% em abril, ante março, segundo o IBGE. Apenas duas das cinco atividades pesquisadas registraram expansão: informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%). Na direção oposta, houve perdas em transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e em outros serviços (-1,6%).

Os serviços prestados às famílias foram impulsionados pelo melhor desempenho de alimentação e alojamento, por conta da realização extraordinária do Carnaval em algumas cidades, como o Rio de Janeiro.

O resultado fez a XP Investimentos reduzir a projeção de crescimento para o PIB do segundo trimestre, de 0,6% para 0,5%. “Do lado positivo, é uma expansão em cima de uma base de comparação bem forte, de 1,4% em março. É um setor que segue crescendo na ponta, mas gradualmente perdendo fôlego”, analisou o economista da XP Rodolfo Margato.

A economista Claudia Moreno, do C6 Bank, também espera um segundo trimestre ainda aquecido, seguido por perda de fôlego no segundo semestre deste ano refletindo a elevação dos juros. (Estadão Conteúdo)