Campos Neto: Pix barateou e agilizou intermediação financeira

Por Cruzeiro do Sul

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse ontem, dia 6, que o Pix tornou a intermediação financeira mais barata e rápida no País, permitindo o surgimento de novos modelos de negócios. “Se você torna a intermediação financeira muito mais barata, você vai criar novos modelos de negócios”, disse Campos Neto, no evento Valor’s Crypto Summit Rio 2022, promovido pela Valor Capital Group na manhã desta segunda. “Quando o Pix chegou, diversos novos modelos de negócios começaram a surgir.”

Campos Neto reiterou que o desenvolvimento do Pix custou apenas US$ 4 milhões, o que considerou um orçamento pequeno para o desenvolvimento do sistema.

O moderador da mesa, Clifford Sobel, observou que um dos dirigentes de um braço regional do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) chegou a ligar para o dirigente para aprender mais sobre o Pix.

O presidente do Banco Central afirmou ainda que a maneira com que a população se relaciona com o sistema financeiro deve evoluir para o conceito de “wallet”, uma plataforma em que os todos os bancos e produtos bancários estariam disponíveis, e que isso vai aumentar as formas de uso do Pix. (Estadão Conteúdo e Redação)