Produção da indústria sobe sobe 0,3% em março

Por Cruzeiro do Sul

A produção industrial brasileira registrou crescimento de 0,3% em março, na comparação com fevereiro, na segunda alta consecutiva do indicador. Apesar disso, os dados do IBGE mostram que o setor não conseguiu compensar a queda de 2% em janeiro, e permanece 2,1% abaixo do patamar que vigorava até o início da pandemia (em fevereiro de 2020).

“Nos últimos cinco meses são quatro taxas positivas, mas o saldo ainda é negativo”, afirmou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. No acumulado do ano, a queda em relação ao mesmo período de 2021 é de 4,5%.

Houve melhora em alguns segmentos de bens de capital e de bens intermediários relacionados, por exemplo, à produção de caminhões.

“Ainda temos setores industriais, plantas industriais, sentindo efeitos de desabastecimento de matérias-primas e insumos industriais”, lembrou Macedo, acrescentando ainda que o setor produtivo também é afetado pelo encarecimento dos custos de produção. Pelo lado da demanda doméstica, ele menciona que a inflação pressionada permanece reduzindo o poder de compra das famílias e os juros em elevação seguem encarecendo o crédito. (Estadão Conteúdo)