Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Brasil já saiu do ‘inferno’ da inflação, diz Paulo Guedes

20 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes (Crédito: EVARISTO SÁ / ARQUIVO AFP (10/2/2022))

O Ministério da Economia revisou para cima a projeção para a inflação oficial este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com a pasta, a estimativa para a alta de preços neste ano passou de 6,55% para 7,90%. Apesar disso, ontem o ministro Paulo Guedes afirmou que o Brasil já saiu do “inferno” da inflação, ao contrário de países desenvolvidos.

“Está faltando manteiga na Holanda, tem gente brigando na fila da gasolina no interior da Inglaterra, que teve a maior inflação dos últimos 40 anos e vai ter dois dígitos já, já. Eles estão indo para o inferno. Nós já saímos do inferno, conhecemos o caminho e sabemos como se sai rápido do fundo do poço”, declarou Guedes em um evento.

Analistas do mercado financeiro preveem a inflação em 7,89% ao final deste ano. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5%. Para 2023, a estimativa subiu de 3,25% para 3,60%.

O Ministério da Economia também atualizou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para correção do salário mínimo. A estimativa para a alta este ano passou de 6,70% para 8,10%. Para 2023, a projeção é de 3,70%.

A pasta manteve a projeção de crescimento econômico para 2022 em 1,5%.A estimativa de crescimento para os próximos anos (de 2023 a 2026) é de 2,50% anualmente.

Bloqueio

O presidente Jair Bolsonaro indicou ontem à noite que pode fazer o bloqueio de R$ 10 bilhões em despesas para abrir espaço no teto de gastos para outros dispêndios, como subsídios agrícolas, sentenças judiciais e outras despesas obrigatórias. O valor não incluiria remanejamentos para conceder reajuste ao funcionalismo público. Há apenas R$ 1,7 bilhão já previstos no orçamento para esse fim. (Estadão Conteúdo)