Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Indicador do PIB sobe 1,5% no 1º trimestre, aponta FGV

18 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: MARCELLO CASAL JR. / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,5% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre de 2021. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, houve expansão de 2,4% no primeiro trimestre de 2022, segundo o Monitor do PIB divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta foi de 1,8% em março ante fevereiro.

O avanço deve ser considerado mais como uma normalização da atividade econômica em relação ao nível pré-pandemia do que como um momento de pujança de fato, apontou Claudio Considera, coordenador do Núcleo de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV). Segundo ele, um crescimento sustentado do PIB brasileiro ainda é um desafio.

“Faz tempo que estamos com 1% de crescimento. Não dá para comemorar crescimento de 1% como se fosse um grande milagre. Crescer 1% é muito ruim, isso precisa ficar claro”, disse Considera.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, que divulgará os resultados oficiais sobre o desempenho do PIB no primeiro trimestre de 2022 no próximo dia 2 de junho. (Estadão Conteúdo)