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Economia

Setor de serviços tem alta de 1,7% em março, aponta IBGE

Nível está 7,2% acima do período pré-pandemia, mas 4% abaixo do pico de 2014

13 de Maio de 2022 às 00:01
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Principais atividades avançaram entre fevereiro e março.
Principais atividades avançaram entre fevereiro e março. (Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS)

O volume de serviços prestados no País subiu 1,7% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de -0,2% para +0,4%.

Na comparação com março do ano anterior, houve elevação de 11,4% em março de 2022, já descontado o efeito da inflação. A taxa acumulada no ano -- que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior -- foi de aumento de 9,4%. Em 12 meses, os serviços acumulam alta de 13,6%.

Considerando o primeiro trimestre, o volume de serviços prestados subiu 1,8% ante o quarto trimestre de 2021, na série com ajuste sazonal. O resultado representa o sétimo trimestre consecutivo de resultados positivos.

O setor está 7,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 4,0% abaixo do patamar mais alto, registrado em novembro de 2014.

Todas as cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de fevereiro para março. Os destaques foram os desempenhos dos transportes (2,7%) e dos serviços de informação e comunicação (1,7%). Os demais avanços ocorreram em serviços profissionais, administrativos e complementares (1,5%), prestados às famílias (2,4%) e outros serviços (1,6%). De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em março de 2022 em relação a março de 2021.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, a alta nos serviços ante março de 2021 teve influência da baixa base de comparação, uma vez que houve um aperto nas medidas de restrição à circulação de pessoas e funcionamento de atividades por conta da onda de infecções por Covid-19 àquela época do ano passado. “Houve fechamento de estabelecimentos comerciais em março de 2021”, lembrou Lobo.

A principal contribuição positiva sobre a média global em março de 2022 em relação a março de 2021 foi de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (17,2%). Os demais avanços ocorreram em serviços prestados às famílias (62,2%), profissionais, administrativos e complementares (9,1%) e informação e comunicação (4,0%). (Estadão Conteúdo)