Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Desconto será maior este ano para o IPVA à vista

Donos de veículos que quitarem o imposto em janeiro terão abatimento de 9%

22 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Parcelamento poderá ser feito em até cinco vezes.
Parcelamento poderá ser feito em até cinco vezes. (Crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

O governo do Estado de São Paulo estendeu o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de três para cinco parcelas começando em fevereiro, e também aumentou o desconto para a quitação à vista, de 3% para 9%. De acordo com o governo, as medidas têm como objetivo amenizar os efeitos negativos da pandemia e da desorganização econômica do país.

Os donos de veículos usados que quitarem o imposto antecipadamente, em cota única, em janeiro, terão desconto de 9%. Para os que pagarem o tributo integralmente em fevereiro, ou preferirem parcelar, a redução será de 5%. Para os donos de veículos zero km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

Normalmente, os valores venais dos veículos caem de um ano para outro e o mesmo acontece com o IPVA. Este ano, no entanto, foi diferente. A inflação e o câmbio em alta no país, além da falta de componentes eletrônicos, provocaram um aumento fora do comum no preço dos veículos novos e até à falta de alguns modelos, conforme a Secretaria da Fazenda. Com isso, cresceu a procura por veículos usados, que também ficaram mais caros, indo na contramão do que acontece há mais de 20 anos no País. Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

“O que acontece é que os carros estão mais caros. Devido à alta da inflação e do dólar e da falta de suprimentos para a indústria automobilística, os preços dos veículos subiram. É um dos reflexos da pandemia. Por isso, o governo de São Paulo ampliou o número de parcelas de pagamento, de três para cinco, e concedeu um desconto maior. É a forma de atenuar a situação”, explica o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

Um ofício com as mudanças propostas pelo governo estadual será encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para aval da casa. A resolução com a tabela com os valores venais de 12.221 diferentes marcas, modelos e versões de veículos será publicada hoje no Diário Oficial do Estado e poderá ser consultada em imprensaoficial.com.br.

Frota

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). A Secretaria da Fazenda estima que a arrecadação com o imposto atinja R$ 21,8 bilhões em 2022. (Da Redação)