Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

CAE aprova texto que muda política da Petrobras

08 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio.
Rio de Janeiro - Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem projeto de lei que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e de derivados no Brasil e força uma alteração na política de preços da Petrobras. A proposta foi apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), em meio a reclamações sobre os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis. Agora, o texto segue para votação em plenário. Depois, se aprovado, ainda precisará passar pela Câmara.

Pela proposta, relatada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), os preços internos deverão ter como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação, “desde que aplicáveis”. Atualmente, a Petrobras considera as variações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e do câmbio para a definição de sua tabela.

GLP

A Agência Nacional Do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai publicar mensalmente, desde ontem, as médias nacionais semestrais do preço ao consumidor final do botijão de 13 kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, para cálculo do valor do Auxílio Gás.

De acordo com a agência, de junho a novembro de 2021 o preço médio ficou em R$ 95,63 o botijão, valor que será utilizado para balizar o Auxílio Gás de dezembro. (Estadão Conteúdo)