Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Consignado tem alta no teto de juros

07 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Emidio Marques / Arquivo JCS (26/11/2018))

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou ontem (6), por unanimidade, o aumento do teto de juros para empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. O porcentual máximo do empréstimo passará 1,80% para 2,14% ao mês. Para operações realizadas com cartão de crédito, a taxa passará de 3% para 3,06% ao mês.

“Importante destacar que aqui no Conselho nós definimos o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada”, afirmou o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim, em nota divulgada ontem.

Essa alta na taxa foi motivada pelo aumento da taxa de juros Selic e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, os conselheiros reconheceram a necessidade de mudar a taxa para se adequar às oscilações do mercado financeiro. O CNPS deverá publicar uma resolução com a recomendação para o INSS alterar o teto das operações de crédito. (Estadão Conteúdo)