Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Vendas de motos sobem 19%; de carros caem 23%

03 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

As vendas de motos registraram um crescimento de 19,1% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou ontem (2), a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias. No total, 106,5 mil unidades foram vendidas, 9,8% a mais do que em outubro.

As vendas de motos fecharam os onze primeiros meses do ano acumulando crescimento de 28%, somando pouco mais de 1 milhão de unidades emplacadas. Já a venda de carros sofreu uma queda de 23%.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, disse que o desempenho do setor de motos se deve à melhora no tempo de entrega pelas montadoras.

A indústria, sediada no polo industrial de Manaus (AM), vêm acelerando a produção após as filas de espera formadas nos primeiros meses do ano por conta de restrições de funcionamento das fábricas em proteção à Covid-19. (Estadão Conteúdo)

Veículos

Prejudicado pela falta de modelos nas concessionárias, o mercado de veículos novos no País recuou 23,1% no mês passado contra igual período de 2020. Na soma de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 173 mil unidades foram vendidas em novembro, segundo balanço divulgado ontem.

Sem repetir o desempenho fraquíssimo de setembro e outubro, os dois piores meses do ano, a indústria afasta o risco de terminar 2021 abaixo de 2020, como chegou a cogitar a Anfavea, a entidade das montadoras. Mesmo assim, o setor teve, no agregado de todas as categorias, o pior novembro em vendas em 16 anos.

A falta de componentes eletrônicos, dada a escassez global de chips, segue sem dar trégua, comprometendo a oferta de produtos nas lojas. No mês passado, a produção de carros voltou a ser completamente interrompida na Honda (sete dias em Sumaré e dois em Itirapina) e nas fábricas da Volkswagen em São José dos Pinhais, por duas semanas, e Taubaté (cinco dias).

Além disso, a produção da Volks no ABC paulista e da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) foi parcialmente suspensa, com redução de um turno, enquanto 1,8 mil trabalhadores do segundo turno da Fiat continuaram afastados da fábrica pelo segundo mês.

No acumulado desde o início do ano, as vendas chegaram a 1,91 milhão de veículos no mês passado, 5,4% a mais do que no mesmo período de 2020. Sempre é preciso contextualizar, no entanto, que a base de comparação é fraca. No ano passado as vendas foram afetadas pela chegada da pandemia ao País, que causou, inclusive, o fechamento de concessionárias de carros em alguns dos maiores mercados por pelo menos dois meses.

Ao comentar o resultado de novembro, o presidente da Fenabrave destacou que a oferta e aprovação de crédito seguem em bom patamar, porém as vendas de carros estão sendo “moduladas” pela disponibilidade de veículos. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)