Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Governo mantém desoneração da folha

12 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente Jair Bolsonaro.
Presidente Jair Bolsonaro. (Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil )

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem a prorrogação, por mais dois anos, da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam. O benefício acabaria neste ano.

A desoneração beneficia as empresas porque reduz os encargos trabalhistas que são pagos por elas. Hoje, essas empresas podem escolher: ou pagam 20% de contribuição previdenciária sobre os salários dos funcionários ou uma alíquota que vai de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto.

O Congresso analisa a prorrogação do benefício na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ontem, o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou parecer favorável a projeto de lei para estender a desoneração da folha até 2026. Freitas disse que vai ajustar o texto para diminuir o prazo para dois anos. Caso o texto seja aprovado na CCJ da Câmara, a proposta pode ir direto para o Senado.

“Foi uma surpresa muito positiva para nós esse reconhecimento da necessidade da desoneração”, disse a presidente da Federação Nacional de Call Center e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Suruagy. (Estadão Conteúdo)