Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Indústria opera aquém do nível pré-pandemia

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em SP, recuo é de 1,4%.
Em SP, recuo é de 1,4%. (Crédito: JOSÉ PAULO LACERDA / CNI)

Às voltas com problemas de oferta e de demanda, a maioria dos parques industriais regionais amargou perdas na passagem de agosto para setembro. A produção recuou em nove dos 15 locais que integram a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, apurada pelo IBGE. Como consequência, apenas quatro permanecem operando em patamar acima do alcançado em fevereiro de 2020, antes do agravamento da pandemia de Covid-19 no País.

Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve uma queda de 1,0% na produção em setembro ante agosto. A indústria paulista chegou a setembro operando em nível 1,4% aquém do pré-crise sanitária.

Na média do País, a produção encolheu 0,4% na passagem de agosto para setembro, para patamar 3,2% inferior ao pré-Covid.

Os quatro Estados com desempenho superior ao pré-crise sanitária foram Minas Gerais (10,2% acima do nível de fevereiro de 2020), Santa Catarina (5,2% acima), Rio de Janeiro (1,7% acima) e Paraná (1,6% acima).

“A indústria brasileira vem encontrando dificuldades para crescer em 2021, com trajetórias adversas marcando a maioria de seus parques regionais. Porém, em algumas localidades os sinais de dinamismo são ainda mais escassos. É o caso do Nordeste, cuja produção industrial segue muito abaixo do pré-pandemia (-17,9%)”, disse Bernardo Almeida, gerente da pesquisa do IBGE. (Estadão Conteúdo)