Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Mais gente planeja comprar presente para o Dia dos Pais

05 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Associação Comercial de Sorocaba realizou pesquisa.
Associação Comercial de Sorocaba realizou pesquisa. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (2/8/2021))

O Dia dos Pais deve aumentar as vendas em Sorocaba e Votorantim em até 2% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). A data será comemorada no próximo domingo, dia 8. Segundo a pesquisa da Acso, 65% dos consumidores afirmam que irão presentear seus pais e a maioria deve deixar a compra para os últimos dias.

Na região central, algumas lojas decoraram as vitrines para a data. Shoppings investem em campanhas e brindes para os clientes. É o caso do Iguatemi Esplanada, Cidade Sorocaba e Sorocaba Shopping, que não divulgaram estimativas de vendas para a data. Os três shoppings lançaram campanhas para os Dia dos Pais, com brindes especiais para os clientes que comprarem presentes.

A pesquisa da Acso mostra ainda que 18% dos consumidores ainda estão indecisos sobre comprar presente para os pais. Porém, o número de entrevistados que já decidiu pelas compras (65%) é maior do que o apontado pelo estudo no ano passado, quando eram 58%.

A pesquisa apontou também que as compras on-line viraram hábito e devem se manter nos próximos anos. A maioria dos consumidores (48%) pretende escolher esta modalidade de compra para o Dia dos Pais, seguida dos shoppings e lojas do centro/bairro.

Em relação aos presentes, itens de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, produtos de cuidados pessoais, ferramentas e perfumes são os preferidos. O tíquete médio de compra é de R$ 163, representando um aumento em comparação a 2020, que foi de R$ 110.

De acordo com o setor de economia da Acso, neste ano, ainda convivendo com algumas restrições impostas pela pandemia, a atividade econômica já apresenta sinais de recuperação, resultado do aumento da vacinação. “Com isso, as pessoas se sentem motivadas a voltarem a frequentar o varejo físico, aumentando o volume de vendas”, informa a entidade.

Mais otimista, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima um aumento de até 32% nas vendas para o Dia dos Pais. Segundo a Abrasce, a alta representa um adicional de vendas de R$ 870 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. No Dia dos Pais de 2020, as vendas caíram 32,5% em relação ao mesmo período de 2019. (Ana Cláudia Martins)