Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Preços de ovos e carne devem mais do que a inflação

17 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (7/5/2021))

Com a renda comprimida e o desemprego em alta, ter carne vermelha no prato pesará cada vez mais no bolso dos brasileiros. E o cenário não será diferente se a alternativa escolhida for o frango, os ovos ou a carne de porco. Especialistas projetam que a inflação para as proteínas vai superar a marca de 10% este ano, após já ter disparado em 2020. O aumento previsto para 2021 está bem acima da estimativa para a inflação oficial (IPCA), de 5,9%.

De acordo com a consultoria LCA, a maior alta neste ano continuará sendo no preço da carne de boi (17,6%), seguida da de porco (15,1%) e de frango (11,8%). Alternativa às carnes, o valor do ovo de galinha também deve subir (7,6%). A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê um aumento nos preços do frango entre 10% e 15% já no fim de julho e início de agosto.

O pesquisador Thiago de Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, afirma que os cortes bovinos, mais caros, são trocados pela carne suína e pelo frango. No fim da cadeia de trocas, está o ovo de galinha. (Estadão Conteúdo e Redação)