Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mariana

Vale para atividades próximas à barragem

05 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Reaproveitamento de materiais reduz volume de minerais extraídos nas minas.
Reaproveitamento de materiais reduz volume de minerais extraídos nas minas. (Crédito: DIVULGAÇÃO / VALE)

A mineradora Vale informou ontem ter paralisado a operação de trens que circulam em um dos ramais da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A medida foi adotada em atendimento a uma decisão do Ministério da Economia, através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG). O órgão determinou a interdição de atividades em áreas próximas à barragem Xingu, da Mina Alegria, em Mariana (MG). A barragem Xingu está neste momento em nível de emergência 2, em uma escala que vai até 3.

Segundo nota divulgada pela Vale, a paralisação das operações dos trens impedirá o escoamento do material proveniente da Usina Timbopeba, em Ouro Preto (MG).

Por esta razão, a produção da unidade será temporariamente interrompida. A mineradora estima que haverá um impacto de 33 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia. Também haverá queda na produção da Mina de Alegria, estimada em 7,5 mil toneladas por dia.

“A Vale está tomando todas as medidas necessárias para a retomada das atividades o mais breve possível, mantendo o foco nos cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades localizadas no entorno de suas estruturas”, diz o texto. (Da Redação)