Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Indústria migra do Sudeste para outras regiões

18 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Produção industrial.
Produção industrial. (Crédito: Divulgação GM)

Além da fuga de fábricas do Brasil nas crises recentes, os Estados do Sudeste também perderam espaço em relação a outras regiões, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os quatro Estados do Sudeste, que historicamente concentram os maiores polos industriais do País, perderam 7,66 pontos porcentuais de participação no PIB industrial entre o biênio 2007-2008 e o biênio 2017-2018.

No mesmo período, a região Sul avançou 2,46 p.p. e o Nordeste cresceu 2,06 p.p., enquanto Norte e Centro-Oeste ampliaram a participação no PIB industrial em 1,66 p.p e 1,48 p.p., respectivamente. Mesmo com uma maior descentralização, cerca de 80% das indústrias brasileiras seguem concentradas no Sul e Sudeste.

“Essa diversificação regional é um movimento positivo, porque observamos o desenvolvimento econômico de outros Estados”, avaliou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O Estado de São Paulo continua sendo o maior produtor industrial, com 30,68% do valor adicionado da Indústria total -- uma ampla margem sobre as demais unidades da Federação -- mas perdeu 5,5 pontos percentuais de participação na produção manufatureira do Brasil, também a maior queda no segmento. (Estadão Conteúdo)