Embrapa produz salmão em laboratório

Por Cruzeiro do Sul

Material é fruto de pesquisa em Brasília, que durou 30 meses

Depois de 30 meses de pesquisa, o Laboratório de Nanobiotecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com sede em Brasília, desenvolveu amostras de alimentos impressos com base vegetal, que mimetizam filé de salmão, caviar e anéis de lula.

Além de copiar as formas dos alimentos, os protótipos — feitos em impressoras 3D — têm gosto e características nutricionais semelhantes à comida original.

As amostras foram criadas com tintas alimentícias feitas a partir de proteínas vegetais, farinhas de leguminosas, óleos vegetais e de algas, nanoingredientes, corantes naturais e espessantes, usados para aumentar a viscosidade dos alimentos.

Parte desses insumos foi obtida nos Bancos Ativos de Germoplasma da Embrapa, uma espécie de “arca de Noé” que coleciona em 140 acervos o material genético de milhares de plantas, microorganismos e animais. Com o material genético do repositório da própria Embrapa, é possível elaborar alimentos de base vegetal com composição “o mais similar possível àquela encontrada nos animais”. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)