Suspeito de roubar obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade é preso

Por Cruzeiro do Sul

Assalto aconteceu no domingo e telas não foram recuperadas

A policia prendeu ontem (8) um dos suspeitos de roubar obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade. O crime ocorreu na manhã de domingo (7). Mais cedo, a Prefeitura de São Paulo informou que notificou a Interpol para impedir que as 13 gravuras de Henri Matisse e Candido Portinari saiam do País. Um outro suspeito já foi identificado e é procurado.

A Interpol possui um aplicativo e um banco de dados global, que são utilizados para identificar e recuperar obras de arte roubadas. As peças faziam parte da exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade” e estão protegidas por apólice de seguro vigente, de acordo com a prefeitura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio do Cadastro Nacional de Bens Musealizados Desaparecidos (CBMD), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), via Banco de Bens Culturais Procurados, foram informados sobre o caso, assim como a Associação de Galerias de Arte do Brasil (Agab).

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do Brasil, com um acervo de 327 mil livros, incluindo 51 mil obras raras.
A investigação está sendo conduzida pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco). O veículo usado na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica.

Imagens captadas por câmeras de monitoramento do sistema Smart Sampa registraram parte da fuga na rua João Adolfo, próximo à biblioteca, na região da Consolação. As imagens mostram o momento em que um dos suspeitos deixa as telas contra um muro, perto de uma pilha de lixo. (Estadão Conteúdo)