1º lançamento comercial de foguete no País é adiado
O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir de solo brasileiro foi adiado de hoje (22) para o dia 17 de dezembro, segundo informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
O comunicado explica que a empresa sul-coreana Innospace decidiu estender o período da Operação Spaceward, para lançamento do foguete Hanbit-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, até o dia 22 de dezembro. Conforme a FAB, a decisão conjunta vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir “máxima confiabilidade”. “O evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimentos no segmento”, diz a FAB.
Nos últimos dois dias, a cliente sul-coreana concluiu um ensaio geral na plataforma, reproduzindo as etapas de uma operação real. A empresa confirmou que os testes dos sistemas de pressão, elétrica, controle e integração entre veículo e plataforma foram concluídos com sucesso.
O foguete Hanbit-Nano transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. (Estadão Conteúdo)