Senado afasta historiador do Conselho Editorial
Eduardo Bueno havia "comemorado" assassinato de Charlie Kirk
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou ontem (17) o afastamento do historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, do Conselho Editorial da Casa. A decisão foi tomada após pedidos de parlamentares, que classificaram como “asquerosas” as declarações de Peninha em vídeo “comemorando” o assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro.
“Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá”, disse Davi, em resposta a uma questão de ordem apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN).
Alcolumbre afirmou que ligou para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues e comunicou que um vídeo de retratação não resolveria. “Procure esse rapaz que você contratou e demita-o‘, disse o presidente do Senado, reproduzindo o que falou para Randolfe.
A cobrança de Marinho reuniu quase 40 assinaturas de senadores. As declarações de Eduardo Bueno sobre o assassinato de Charlie Kirk renderam muitas críticas nas redes sociais e ele teve eventos cancelados na semana passada.
O Conselho Editorial do Senado publica obras de reconhecido valor da cultura brasileira. Há ainda a participação em eventos literários, como bienais e feiras. (Da Redação, com informações da Agência Senado)