Mais de 350 pinguins são achados mortos no litoral

Por Cruzeiro do Sul

Equipe do IPeC encontrou os animais na Ilha Comprida

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) divulgou ter encontrado mais de 350 pinguins mortos na Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo, em um período de quatro dias. Todos já estavam em estágio de decomposição.

“Nos últimos monitoramentos realizados no trecho da Ilha Comprida tivemos um grande número de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) encalhados, todos já sem vida e em estágio avançado de decomposição, o que impossibilita de chegarmos na causa exata de sua morte”, disse o instituto.

No entanto, como hipótese para essas mortalidades, o IPeC afirma que é possível citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca.

O instituto segue monitorando e registrando essas e as demais ocorrências nas praias de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

“Os pinguins desta temporada em comparação com os últimos dois anos estão chegando com peso muito baixo, hipotérmicos, com sinais de interação com pesca e muitos com a condição respiratória comprometida”, informou o IPeC. O instituto citou que até 18 de agosto, apenas 19 pinguins foram encontrados com vida neste ano. (Estadão Conteúdo)