Cheias no AM deixam 40 municípios em emergência

Por Cruzeiro do Sul

Nível do rio Negro subiu acima do normal para o mês de julho

Quarenta municípios do Amazonas declararam emergência por causa das cheias que atingem a maior parte do Estado. Outras 15 localidades estão em estado de alerta e Tabatinga, no Alto Solimões, está em situação de atenção, informou a Defesa Civil.

De acordo com o último boletim divulgado ontem (9) pelo governo estadual, quase 535 mil pessoas já foram atingidas em todo o Estado e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias é de chuvas intensas, com alerta amarelo de perigo potencial de alagamento, nas regiões norte e centro amazonense, além do Baixo Amazonas.

As chuvas levaram os principais rios da região a uma elevação na cota, mas de acordo com o Serviço Geológico Brasileiro as bacias já iniciaram uma tendência de estabilidade e leve descida.

“Em Manaus, o rio Negro está em fase de estabilidade com rio parado e pequenas oscilações, contudo os níveis são considerados altos e acima do intervalo da normalidade para o mês de julho”, destaca o boletim.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já foram reconhecidas 33 declarações de situação de emergência e R$ 17 milhões foram aprovados em repasses aos locais atingidos.

“Os recursos da Defesa Civil para as ações de assistência humanitária podem ser empregados para a distribuição de cestas de alimentos, água potável, kits de higiene, colchões e combustível para transporte de equipes e mantimentos”, informou o ministro Waldez Góes. (Agência Brasil)