Governo aposta em supersafra para conter alta de alimentos

O anúncio ocorre em meio a preocupações com o impacto da inflação sobre o custo de vida

Por Cruzeiro do Sul

Diálogo com empresários e ministérios pode ser a chave para conter os aumentos

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou ontem (7) que o governo projeta uma redução nos preços dos alimentos ainda no primeiro semestre de 2025, impulsionada por uma colheita recorde prevista para o período. “Este ano, a expectativa é de uma supersafra. O clima está ajudando e, ao longo deste primeiro semestre, teremos a colheita. Todos os dados indicam que teremos uma supersafra, o que resultará na queda do preço dos alimentos. Portanto, a expectativa é positiva”, afirmou o ministro em entrevista ao Portal Metro1 - Rádio Metropole, da Bahia .

O anúncio ocorre em meio a preocupações com o impacto da inflação sobre o custo de vida, o que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sugerir que os consumidores evitem comprar produtos com preços elevados como forma de pressionar o mercado.

O governo também mantém diálogo com empresários e ministérios na busca por medidas para conter os aumentos.

Lula vira meme por declaração sobre comida

Após a declaração de Lula sobre o preço dos alimentos, em que sugeriu que a população deixe de comprar produtos que estejam muito caros, internautas usaram as redes sociais para multiplicar memes e piadas sobre a afirmação.

Considerada infeliz frente à alta da inflação sobre o preço da comida, a declaração ocorreu durante entrevista na quinta-feira (6), para rádios da Bahia.

“Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter de baixar para vender, porque, senão, vai estragar”, sugeriu o presidente.

Nas redes sociais, tanto páginas de humor quanto políticos de oposição fizeram chacota com a “solução” apresentada por Lula. Em uma das publicações, há a imagem de uma mulher no supermercado em frente a prateleiras vazias, fazendo gestos como quem pensa, com a legenda “eu escolhendo apenas os produtos baratos no governo Lula”.

Também é compartilhado nas redes sociais um vídeo em que uma pessoa, em vez de passar café utilizando pó, prepara a bebida dissolvendo balas sabor café, em ironia ao preço do item. O grão deve subir de 20% a 25% nos próximos dois meses, por conta do aumento da demanda global e por uma sequência de eventos climáticos que afetaram o Brasil, o maior produtor mundial.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que tem sido um dos principais oposicionistas do presidente nas redes socais, também usou a declaração para atacar o governo.

A partir da referência ao personagem Julius, da série americana Todo mundo odeia o Chris, conhecido por gostar de obter os maiores descontos possíveis, Nikolas fez uma montagem com o rosto de Lula, com a famosa frase dita pelo personagem: “se eu não comprar nada, o desconto é bem maior”. (Estadão Conteúdo)