Governo Lula chega a 49% de desaprovação
É a primeira vez que a avaliação negativa supera a opinião positiva
A aprovação do governo Lula caiu nas regiões Nordeste e Sul, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem (27). A região Nordeste, onde tradicionalmente o presidente mantém apoio mais forte, apresentou um recuo de sete pontos porcentuais em relação ao último levantamento.
A região Sul também registrou uma queda de sete pontos, marcando os piores resultados para a gestão nessas áreas.
No Nordeste, a taxa de aprovação do governo caiu de 67% em dezembro de 2024 para 60% em janeiro deste ano, enquanto a desaprovação subiu de 32% para 37%. A parcela de entrevistados que não soube ou preferiu não responder passou de 1% para 4%.
Já no Sul, o índice de aprovação passou de 46% em dezembro para 39% agora, enquanto a desaprovação cresceu de 52% para 59%. A quantidade de pessoas que não opinaram permaneceu estável, em 2%.
O levantamento ouviu 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro, após a “crise do Pix”. A margem de erro é de um ponto porcentual. No Sudeste, a aprovação passou de 44% para 42%, enquanto a desaprovação se manteve em 53%. Já no Centro-Oeste e Norte, os índices praticamente não mudaram: a aprovação ficou em 48%, e a desaprovação passou de 50% para 49%.
Os resultados gerais mostram uma queda de cinco pontos porcentuais na aprovação do governo, que agora é de 47%, enquanto a desaprovação subiu para 49%. (Estadão Conteúdo)