Gilmar anula condenações de José Dirceu
O ministro Gilmar Mendes, Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão do ministro em um habeas corpus da defesa do petista estende os efeitos da suspeição do ex-juiz, hoje senador pelo União Brasil do Paraná, aos processos que envolvem Dirceu. A reversão das condenações do ex-ministro se soma a uma série de decisões da Lava Jato anuladas pelo STF.
Moro criticou a anulação das sentenças contra o ex-ministro José Dirceu. “O combate à corrupção foi esvaziado no Brasil sob a bênção do governo Lula e PT”, escreveu o perfil do senador no X (antigo Twitter). Segundo Moro, a decisão de Gilmar, baseada na suspeição do juiz, não apresenta ‘base convincente‘ e as condenações de Dirceu foram referendadas pelas instâncias superiores
José Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixando o cargo na esteira do escândalo do mensalão. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)