Críticas
Musk diz que Lula indicar Zanin ao STF gerou ‘conflito de interesse’
O empresário Elon Musk voltou a criticar o governo e o Judiciário brasileiros na sexta-feira (12). Em resposta a uma postagem no X (antigo Twitter) sobre a indicação do ministro Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF), o bilionário disse que o fato de o magistrado ter sido advogado de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um “grande conflito de interesse”.
Musk tem publicado críticas diretas ao ministro do STF Alexandre de Moraes; Afirmou inicialmente que desbloquearia contas suspensas após determinação judicial do Tribunal. O bilionário acusa o Judiciário de censura, por ações tomadas no âmbito do inquérito das Milícias Digitais e do 8 de Janeiro, e chegou a dizer que Moraes é um “ditador” que tem “Lula na coleira”.
Em resposta, Moraes incluiu o bilionário como investigado no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” da rede social.
O representante e administrador responsável pelo X, antigo Twitter, no Brasil, o advogado Diego de Lima Gualda, renunciou ao cargo, segundo documento da Junta Comercial de SP. A ficha cadastral da empresa no órgão data a renúncia como protocolada no dia 8 de abril, dois dias após Musk ameaçar descumprir ordens judiciais do STF. (Estadão Conteúdo)