Submarino
Lula e Macron querem ampliar parcerias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, defenderam ontem (27) a ampliação da parceria dos dois países durante o batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação foi construída por meio de um acordo entre brasileiros e franceses dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha.
“Com a Marinha e a indústria brasileira, conseguimos construir. Vocês tinham razão em acreditar e nós tivemos razão em apoiar vocês. Esse terceiro submarino é o testemunho concreto do que os dois países são capazes de realizar juntos”, afirmou Macron.
O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil pelo Prosub. O programa é uma iniciativa que teve origem em acordo firmado com a França, em 2008, no segundo mandato de Lula na Presidência. Desenvolvido para a construção das embarcações, o Prosub utiliza da transferência de tecnologia entre os países para o desenvolvimento de quatro submarinos convencionais da classe da embarcação francesa Scorpène e a fabricação do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear.
A tecnologia nuclear para o submarino é desenvolvida no Centro Experimental Aramar, da Marinha, em Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
(Estadão Conteúdo)