Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Furtos e roubos de veículos aumentaram em 2022

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo contesta os dados

18 de Fevereiro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Giroflex polícia.
Giroflex polícia. (Crédito: Divulgação )

Os furtos e roubos de veículos (carros de passeio, motos e comerciais leves) registraram forte aumento no ano passado. No período de janeiro a outubro de 2022, o Estado de São Paulo registrou 108.438 ocorrências desse tipo de crime. O número aponta para um crescimento de 15% em relação a igual período do ano passado. Considerando apenas o mês de outubro de 2022, foram 12.634 registros de roubos e furtos de veículos, um incremento de 7% na comparação com setembro. Os dados acima foram apurados pela empresa de rastreamento veicular Ituran, com base nos dados mais recentes disponibilizados no portal da transparência da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Uma outra pesquisa, essa feita pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em parceria com a empresa de rastreamento Tracker, e publicada inicialmente pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que o Estado registrou 39.462 roubos e furtos de motocicletas no ano passado. O número é 38% maior que o de 2021. Os furtos tiveram a maior alta, com 42% a mais de registros em apenas um ano. No caso de roubos, o crescimento foi de 30% no período.

‘Os furtos predominam porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e difícil de provar. Os criminosos só roubam veículos que não conseguem furtar, devido a tecnologias embarcadas que previnem a prática‘, explica Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran responsável por um dos levantamentos.

A preferência pelo furto também demonstra que o alvo dos bandidos é realmente o veículo, pois o roubo pode ser motivado para a prática de outros delitos, como fugas ou a ou a subtração de bens que estejam de posse das vítimas.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) contesta esses números e afirma que os registros de roubos e furtos de veículos no Estado de São Paulo são os menores desde 2001, excluindo os anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia da Covid-19, com queda de 62,19% e 21,38%, respectivamente. Diz a nota da SSP que se forem comparados os 10 primeiros meses de 2022, com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia), os roubos de veículos caem 15,5% e os furtos recuam 0,3%. A nota informa, ainda, que o trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar permitiu que 34.536 veículos fossem recuperados e devolvidos aos donos. De janeiro a outubro foram realizadas 124.177 prisões de adultos e apreensões de adolescentes infratores

A SSP também informou que, neste ano, as ações da Polícia Civil foram intensificadas em desmanches, ferros velhos e locais de comercialização de peças automotivas visando identificação e prisão de integrantes de quadrilhas especializadas em roubos, furtos e receptação de motos. (Da redação)