Sérgio Cabral deve deixar a cadeia na segunda (19) e cumprir prisão domiciliar

Apesar de ter conseguido habeas corpus em processo da Lava Jato, Cabral foi condenado por outras investigações

Por Cruzeiro do Sul

Decisão que anulou condenação de Sérgio Cabral a 14 anos de prisão foi anulada

A defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral divulgou neste sábado (17), que a previsão é que ele deixe a cadeia na segunda-feira, 19, e cumpra prisão domiciliar em um imóvel da família dele em Copacabana.

As informações foram divulgadas inicialmente pela TV Globo e confirmadas pelo Terra. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela soltura de Cabral por considerar o tempo de prisão preventiva excessivo em uma das ações que ele responde na Justiça.

Mesmo assim, Cabral cumprirá regime domiciliar devido a outro processo.

Entenda o caso

A Segunda Turma da Suprema Corte do STF avaliou que a prisão preventiva, que deveria ser temporária, já se estendia muito, sem haver uma decisão definitiva, ou seja, em última instância. Para o ministro do STF Gilmar Mendes, a prisão do ex-governador, feita por conta de um processo da Lava Jato em 2016, "representava a antecipação do cumprimento da pena", o que não poderia ocorrer.

O STF informou que o resultado do julgamento só deve ser proclamado na segunda. Somente a partir dessa decisão, a Justiça Federal do Paraná, responsável pela ordem de prisão preventiva que foi revogada, poderá expedir o alvará de soltura. (Estadão Conteúdo)