Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manifestação

Ministros do STF são alvo de protesto em Nova York

Vídeos que circularam nas redes sociais no domingo (13) mostram diferentes momentos em que os magistrados são ofendidos e xingados

15 de Novembro de 2022 às 01:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
O ministro Barroso foi hostilizado na Times Square
O ministro Barroso foi hostilizado na Times Square (Crédito: Reprodução)

Brasileiros estão manifestando indignação com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em Nova York. Eles estão na cidade norte-americana para participar de uma conferência organizada pelo Lide -- Grupo de Líderes Empresariais -- entre ontem (14) e hoje.

Vídeos que circularam nas redes sociais no domingo (13) mostram diferentes momentos em que os magistrados são ofendidos e xingados na porta do hotel em que estão hospedados e, ainda, ao circularem pela cidade.

Em um deles, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, teve de ser escoltado ao deixar um restaurante. Os manifestantes brasileiros o acusaram de “estar roubando o Brasil” e o chamaram de “ladrão” e “Xandão”, dentre outros termos.

Mais cedo, imagens mostraram brasileiros vestidos de verde e amarelo, muitos envoltos na bandeira do Brasil, na porta do hotel em que os ministros estão hospedados, segurando cartazes com o escrito “SOS Forças Armadas” e aos gritos de “ei, Xandão, seu lugar é na prisão”.

Segundo informações passadas pela assessoria de imprensa do Lide ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), “havia cerca de 50 pessoas na porta do hotel, cantando o hino”. Assista ao vídeo: bit.ly/3g6Um0b

Outro vídeo, também na porta do hotel, exibe o momento em que o ministro Gilmar Mendes deixa o local enquanto pessoas gritam “o que é seu está guardado, seu bandido”.

Já o ministro Luís Roberto Barroso foi abordado por uma mulher na Times Square, uma das avenidas mais importantes de Nova York, conforme imagens que circulam nas redes sociais.

Ela diz: “Olha só quem está aqui. Como é que está o senhor juiz?” Barroso responde: “Muito bem senhora, muito feliz pelo Brasil.” A senhora devolve: “Ah, tá bom, mas nós vamos ganhar essa luta, hein, nós vamos ganhar essa luta, o senhor está entendendo? Cuidado, hein! O povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte.” O ministro responde “com a Graça de Deus”, entra em uma loja e pede: “Minha senhora, não seja grosseira, tchau, minha senhora, passar bem”, enquanto ela retruca: “Foge, foge.”

Questionada sobre os episódios, a assessoria de imprensa do Lide, presidido pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, afirmou que a segurança foi reforçada e a polícia de Nova York acionada. Em um dos vídeos, é possível ver um grupo de brasileiros avançando para a porta principal de entrada do hotel, o que indica a falta de segurança necessária diante da quantidade de brasileiros no local.

Sobre o baixo nível de segurança dos ministros, a assessoria negou e afirmou que “isso é prioridade”. Não informou, porém, o contingente de seguranças disponibilizado no domingo, o momento do reforço e qual será a estratégia para esta terça, último dia do evento. (Da redação com informações do Estadão Conteúdo)