Manifestação
Ministros do STF são alvo de protesto em Nova York
Vídeos que circularam nas redes sociais no domingo (13) mostram diferentes momentos em que os magistrados são ofendidos e xingados
Brasileiros estão manifestando indignação com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em Nova York. Eles estão na cidade norte-americana para participar de uma conferência organizada pelo Lide -- Grupo de Líderes Empresariais -- entre ontem (14) e hoje.
Vídeos que circularam nas redes sociais no domingo (13) mostram diferentes momentos em que os magistrados são ofendidos e xingados na porta do hotel em que estão hospedados e, ainda, ao circularem pela cidade.
Em um deles, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, teve de ser escoltado ao deixar um restaurante. Os manifestantes brasileiros o acusaram de “estar roubando o Brasil” e o chamaram de “ladrão” e “Xandão”, dentre outros termos.
Mais cedo, imagens mostraram brasileiros vestidos de verde e amarelo, muitos envoltos na bandeira do Brasil, na porta do hotel em que os ministros estão hospedados, segurando cartazes com o escrito “SOS Forças Armadas” e aos gritos de “ei, Xandão, seu lugar é na prisão”.
Segundo informações passadas pela assessoria de imprensa do Lide ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), “havia cerca de 50 pessoas na porta do hotel, cantando o hino”. Assista ao vídeo: bit.ly/3g6Um0b
Outro vídeo, também na porta do hotel, exibe o momento em que o ministro Gilmar Mendes deixa o local enquanto pessoas gritam “o que é seu está guardado, seu bandido”.
Já o ministro Luís Roberto Barroso foi abordado por uma mulher na Times Square, uma das avenidas mais importantes de Nova York, conforme imagens que circulam nas redes sociais.
Ela diz: “Olha só quem está aqui. Como é que está o senhor juiz?” Barroso responde: “Muito bem senhora, muito feliz pelo Brasil.” A senhora devolve: “Ah, tá bom, mas nós vamos ganhar essa luta, hein, nós vamos ganhar essa luta, o senhor está entendendo? Cuidado, hein! O povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte.” O ministro responde “com a Graça de Deus”, entra em uma loja e pede: “Minha senhora, não seja grosseira, tchau, minha senhora, passar bem”, enquanto ela retruca: “Foge, foge.”
Questionada sobre os episódios, a assessoria de imprensa do Lide, presidido pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, afirmou que a segurança foi reforçada e a polícia de Nova York acionada. Em um dos vídeos, é possível ver um grupo de brasileiros avançando para a porta principal de entrada do hotel, o que indica a falta de segurança necessária diante da quantidade de brasileiros no local.
Sobre o baixo nível de segurança dos ministros, a assessoria negou e afirmou que “isso é prioridade”. Não informou, porém, o contingente de seguranças disponibilizado no domingo, o momento do reforço e qual será a estratégia para esta terça, último dia do evento. (Da redação com informações do Estadão Conteúdo)